terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sem grana nem fama

Cinema independente é aquele que não depende de grana pra ser feito, realizado só pelo amor a coisa, o que agrega deveras na qualidade de muitos filmes que estão por aí, a maioria curtas. Como não tem grana para distribuição, acabam circulando meio obscuros, onde só quem se antena no estilo acaba sabendo.

Centros universitários, festivais, centros culturais, cinemas em ruas sem saída ou na casa daquele seu amigo meio estranho são lugares onde você pode encontrar essas preciosidades da 7ª arte. Alguns podem alcançar status de "cult", ficarem conhecidos, mas com certeza e infelizmente você não vai vê-lo no Supercine sábado à noite. Outros, são podrera mesmo, e é aí que mora sua arte.

O cinema independente subverte toda a nossa lógica capitalista, mostrando que "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" (thanks Glauber Rocha) é muitas vezes mais do que suficiente para fazer acontecer. E hoje em dia com a Internet as salas de cinema não são mais o único caminho para esses cineastas escoarem seus devaneios. Viva a globalização!!!!

                                                                                                                  por Dani Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário